4 dicas para prevenir o câncer e aumentar sua expectativa de vida

Olha, cuidar da nossa saúde é uma das coisas mais importantes que a gente pode fazer, né? Sem saúde, meu amigo, a vida vira um caos. E quando a gente perde, mesmo que consiga se recuperar, o corpo nunca volta a ser o mesmo. Sempre fica uma sequela, uma fragilidade aqui e ali, e a gente acaba acumulando problemas que poderiam ter sido evitados.

Agora, de todas as doenças por aí, o câncer é, sem dúvida, uma das mais temidas no mundo todo. Ele acontece quando as células do nosso corpo ficam doidas e começam a crescer descontroladas, formando aqueles tumores malignos que todo mundo morre de medo. E olha, não é à toa, viu? O tratamento oncológico é pesado, dói, desgasta, e mesmo assim, nem sempre garante a cura. Por isso, o melhor mesmo é tentar prevenir o máximo possível. Sempre ouvi aquela frase “melhor prevenir do que remediar”, e nunca fez tanto sentido.

Pensando nisso, resolvi listar algumas dicas pra gente se cuidar e tentar evitar esse pesadelo que é o câncer. Claro que ninguém tá imune, mas tem coisa que dá pra gente fazer pra diminuir as chances. Vamos lá!

1. Larga o cigarro, pelo amor!

Sério, fumar é uma das piores coisas que você pode fazer com seu corpo. E não sou só eu que tô falando isso, não. Segundo os órgãos de saúde, 22% de todas as mortes por câncer no mundo tão ligadas ao fumo. Isso mesmo, mais de um quinto! Então, se você fuma, já passou da hora de repensar isso. E se não fuma, fica longe dessa cilada!

2. Cuidado com a balança

O excesso de peso também é um problemão quando se trata de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já avisou que pelo menos 8 tipos diferentes de câncer estão relacionados com o ganho de peso. Ou seja, não é só questão de estética, é saúde mesmo. Sei que manter o peso controlado nem sempre é fácil, mas vale o esforço. Fazer uma caminhada, comer de forma mais equilibrada, já ajuda bastante!

3. Maneire no álcool

Esse aqui também é um vilão que muita gente subestima. Beber demais aumenta, e muito, as chances de desenvolver vários tipos de câncer. E não sou eu que tô falando, é estudo científico. Quanto mais álcool, maior o risco. Claro que não tô dizendo pra você nunca mais beber uma cervejinha ou uma taça de vinho, mas o segredo é moderação. Dá pra se divertir sem exagerar, né?

4. Cuidado com o sol

Esse aqui é um clássico que a gente ouve desde criança, mas muita gente ainda dá bobeira. O câncer de pele é um dos mais comuns e é causado pela radiação ultravioleta, aquela que vem do sol. E olha, segundo a OMS, cerca de 55 mil pessoas morrem todo ano por causa do melanoma, que é o tipo de câncer de pele mais perigoso. Então, quando for curtir uma praia ou até mesmo dar uma volta no parque, não esquece o protetor solar e, se possível, evita pegar sol nos horários de pico.

Enfim, o que eu queria dizer com tudo isso é que, apesar de não ter como garantir 100% que a gente nunca vai ter um problema de saúde, dá sim pra gente adotar algumas atitudes que podem ajudar a prevenir doenças graves como o câncer. Pequenas mudanças no dia a dia, tipo parar de fumar, controlar o peso, evitar o álcool em excesso e se proteger do sol, já fazem uma baita diferença.

É aquela coisa: a saúde é o bem mais valioso que a gente tem. Se a gente não cuidar, ninguém vai cuidar por nós. Então, bora se mexer e se cuidar, porque a vida é boa demais pra ficar perdendo tempo com doença que dava pra evitar, né?