Regina Duarte, uma das atrizes mais queridas da TV brasileira, ficou um tempo fora das novelas desde sua última aparição em Tempo de Amar em 2017. Porém, parece que 2025 pode ser o ano do seu retorno às telinhas. A atriz está sendo cotada para fazer parte do elenco de Três Graças, a nova novela de Aguinaldo Silva, que vai substituir Vale Tudo no horário nobre da Globo.
De acordo com o site Notícias da TV, Regina é uma das opções para um dos papéis principais da trama, mas, até o momento, sua participação ainda está em negociação. Além disso, ela também vai aparecer no especial de 60 anos da Globo, o que parece ser um sinal de que está se reaproximando da emissora. Vale lembrar que Regina Duarte teve um longo vínculo com a Globo, que durou mais de 50 anos, até que, em fevereiro de 2020, ela decidiu deixar o contrato ao aceitar o convite de Jair Bolsonaro para assumir o cargo de Ministra da Cultura. Na época, a Globo emitiu uma nota dizendo que a saída aconteceu de comum acordo.
Essa nova possibilidade de voltar para a televisão gerou bastante especulação. Regina, que foi a “namoradinha do Brasil” nos anos 70, teve um papel importante na construção da história da Globo. A atriz ajudou a renovar as novelas no final da década de 1960, e ao longo de sua carreira, acumulou papéis icônicos. Entre eles estão a inesquecível Viúva Porcina de Roque Santeiro (1985), Raquel de Vale Tudo (1988), Maria do Carmo de Rainha da Sucata (1990), além de ter interpretado três das famosas Helenas de Manoel Carlos.
E o que mais chama atenção é que, após a saída de Regina do contrato fixo com a Globo, ela passou por uma fase de mudanças na sua vida e carreira. Em março de 2020, ela aceitou o convite de Bolsonaro para ser Ministra da Cultura, mas ficou no cargo por pouco tempo, cerca de 2 meses e meio. Essa decisão, que dividiu a opinião pública, gerou bastante repercussão, principalmente entre os fãs da atriz, que estavam acostumados a vê-la na telinha.
Agora, com a chance de retornar à Globo, muitos se perguntam como será essa nova fase de Regina. A atriz, que sempre foi muito admirada pelo seu talento e carisma, também passou a ser uma figura polêmica no cenário político, especialmente por conta de sua ligação com o governo Bolsonaro. Mesmo assim, seu nome continua sendo sinônimo de força e talento no meio artístico, e muitos ainda têm saudade de vê-la em novelas.
É interessante notar como a TV brasileira, com seu formato de novelas, tem esse poder de mudar a vida de tantas pessoas. Regina Duarte é uma dessas figuras que marcaram época e cujos personagens ainda são lembrados até hoje. Como público, muitas vezes ficamos com um gostinho de “quero mais” quando uma atriz ou ator que gostamos decide se afastar das telas. E parece que, com Três Graças, vamos ter a chance de revê-la, talvez em um papel que também ficará para a história.
Enfim, é esperar para ver o que o futuro reserva para Regina Duarte. Ela tem uma trajetória cheia de altos e baixos, mas uma coisa é certa: seu nome está eternamente marcado na história da teledramaturgia brasileira.