Na última quinta-feira (1), o apresentador Leo Dias causou surpresa durante a edição do Fofocalizando com seus elogios ao remake de Vale Tudo, que está sendo exibido pela Globo. Ele fez uma declaração dizendo que a novela vai ser um enorme sucesso e que ele já estava “apaixonado” por ela. A reação, no entanto, não foi bem recebida pela direção do SBT, que ficou um pouco incomodada com os comentários de Leo.
Durante o programa, Leo comentou de forma entusiástica sobre a trama: “Vai ficar grandona, eu tenho certeza disso. Eu já estou apaixonado, e eu, pra me apaixonar por uma novela, meu amor…”. Logo depois, foi possível ouvir no estúdio a interrupção de um comentário vindo da direção, que claramente não estava gostando daquilo que o apresentador estava dizendo.
Confuso, Leo Dias perguntou: “Não, não o que, diretor?”. Foi aí que Gabriel Cartolano, que também divide a apresentação do programa, entrou na conversa e lembrou a Leo que ele não poderia fazer elogios para uma novela da Globo, que é concorrente direta do SBT. Cartolano, com um tom mais leve, disse: “Eu não posso falar bem? Eu estou falando bem, porque a novela é sensacional.”
Leo, sempre polêmico, não se deixou abalar e respondeu com firmeza: “Desculpa, mas eu tenho liberdade de expressão aqui nessa emissora”, como quem se defende de um ataque. A cena gerou um certo desconforto no ar e fez com que muitos telespectadores se perguntassem como seria o clima nos bastidores após a repercussão dessa declaração.
O caso deixou claro como a relação entre emissoras de TV pode ser mais tensa do que parece, especialmente quando se trata de conteúdo da concorrência. Por mais que Leo tenha ficado indignado com a bronca, sua resposta demonstra que ele não se intimida facilmente. Afinal, ele sempre teve a fama de ser um jornalista sem papas na língua, pronto para criticar e elogiar quando achar necessário.
E para quem está acompanhando as novelas, o remake de Vale Tudo tem sido um verdadeiro fenômeno. A história, que já foi um sucesso nos anos 80, voltou com tudo e tem conquistado uma nova geração de espectadores. Se vai ou não “vingar grandona” como Leo previu, só o tempo vai dizer, mas os números de audiência parecem estar a favor da trama. Porém, o comentário de Leo sobre a novela da Globo, ainda mais sendo feita no SBT, mostra como os bastidores da televisão brasileira podem ser bem tensos, com direito a censuras e intervenções de diretores.
Esse tipo de situação faz parte do universo das grandes emissoras de TV, onde as estratégias de marketing e a rivalidade entre os canais, muitas vezes, acabam interferindo naquilo que é dito ao vivo. E, claro, nem todos os apresentadores têm o mesmo jogo de cintura para lidar com essas imposições. Leo Dias, por sua vez, deixou claro que prefere dar sua opinião sem se preocupar com as consequências.
Enfim, tudo isso deixa no ar uma reflexão sobre a liberdade de expressão e até que ponto ela pode ser limitada em programas de TV, especialmente quando se fala sobre a concorrência. Mas o mais importante é que, em pleno 2025, o público está atento aos detalhes e cada comentário, por mais simples que pareça, vira assunto nos bastidores da televisão.
Confira:
Léo Dias faz marchan de #ValeTudo ao vivo e leva chamada do diretor do programa. #FofocalizandoNoSBT pic.twitter.com/I2S5b7oQW1
— Brenno (@brenno__moura) May 1, 2025