Justiça condena prefeitura por morte de paciente com Covid-19 no PR

Justiça condena prefeitura de Umuarama por falhas em atendimento de paciente com Covid-19

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) tomou uma decisão importante que afeta a administração pública de Umuarama. Em um caso que veio à tona em março de 2021, a justiça condenou a prefeitura por danos morais relacionados ao atendimento de um paciente que contraiu Covid-19 e acabou falecendo em um hospital municipal. A decisão não apenas ressalta a responsabilidade do poder público em garantir um serviço de saúde adequado, mas também levanta questões sobre a gestão e a estrutura de saúde que foram colocadas à prova durante a pandemia.

O que aconteceu

Segundo a sentença, a prefeitura falhou em prestar um serviço de saúde público eficaz, o que é especialmente preocupante em um momento crítico como o da pandemia. O paciente, cujo quadro de saúde se agravou rapidamente, morreu apenas 40 minutos após uma tentativa de reanimação manual. O que chamou a atenção da Justiça foram as várias falhas nos equipamentos médicos que deveriam estar disponíveis para tratamento, como monitores cardíacos e ventiladores mecânicos, que simplesmente não funcionaram como deveriam durante um momento tão crítico.

Recomendamos