10 sintomas frequentes em pessoas com deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 é muito importante pra manter o corpo funcionando direitinho, tanto no sangue quanto nos nervos. Se faltar essa vitamina, e a pessoa não tratar, pode acabar tendo problemas sérios, como dificuldade de enxergar e até infertilidade. E, em alguns casos mais graves, pode até aumentar o risco de câncer no estômago. Não é brincadeira, né?

Quando a vitamina B12 tá baixa, vários sintomas podem aparecer, e são bem variados. O British Medical Journal (BMJ), por exemplo, diz que em 15% dos casos, as pessoas podem ter sintomas relacionados ao sangue e à medula óssea. É coisa que muita gente nem imagina, tipo uns problemas no sangue que acabam impactando o corpo todo.

Os sintomas que estão ligados ao sangue incluem:

  • Pancitopenia: é quando todos os tipos de células sanguíneas ficam baixos. Tipo, tanto os glóbulos vermelhos, que são os que transportam oxigênio, quanto os glóbulos brancos, que combatem infecções, e até as plaquetas, que ajudam na coagulação.
  • Macrocitose: é quando os glóbulos vermelhos ficam maiores que o normal.
  • Neutrófilos hipersegmentados: esse é complicado, mas basicamente significa que os glóbulos brancos ficam “velhos”, eles ficam mais tempo no sangue do que deveriam.

Agora, falando mais dos sintomas, quando os glóbulos vermelhos estão baixos, a pessoa pode sentir muito cansaço, falta de ar e até tontura. Já quando são os glóbulos brancos que estão em falta, aí aparecem febres, feridas, inclusive dentro da boca. E, se as plaquetas estiverem baixas, a pessoa pode ter facilidade pra ficar roxa (aqueles hematomas do nada, sabe?), além de menstruar com mais intensidade ou até encontrar sangue nas fezes, de acordo com a Cleveland Clinic.

Já na parte da medula óssea, também dá pra ter problemas. Um exemplo é a hiperplasia, que é quando o corpo começa a produzir células demais de forma descontrolada. E tem também a anemia megaloblástica, que é um tipo específico de anemia onde os glóbulos vermelhos ficam grandes demais e não funcionam direito.

Além desses, tem outros sintomas mais gerais que estão ligados à falta de vitamina B12, como:

  • respiração rápida ou falta de ar
  • dores de cabeça (quem nunca?)
  • má digestão
  • perda de apetite
  • palpitações
  • problemas de visão
  • fraqueza ou cansaço sem motivo aparente
  • diarreia (essa é chata, hein?)
  • língua dolorida ou vermelha (muitas vezes com feridas na boca)
  • dificuldades de memória, raciocínio ou julgamento (alterações cognitivas).

Se a pessoa perceber que tá com deficiência de vitamina B12, geralmente o tratamento é bem simples: suplementos de B12, seja em comprimidos ou até injeções, dependendo do caso. Agora, se a coisa for mais séria, tipo quando o corpo não tá absorvendo bem a vitamina, o médico pode indicar injeções regulares, pra garantir que a vitamina vai chegar direitinho no sangue.

Eu, por exemplo, já passei por isso uma vez. Eu tava sentindo um cansaço absurdo, achei que era só stress do dia a dia, mas quando fui fazer os exames, a médica me disse que tava com B12 baixa. Tive que tomar umas injeções durante uns meses. Confesso que no começo não levei muito a sério, mas depois que entendi as consequências de uma deficiência, fiquei bem mais atenta. Então, a dica que eu dou é: se você tá se sentindo muito cansado, meio estranho, talvez seja bom dar uma olhada na B12.

Afinal, cuidar da saúde é sempre importante, e com a rotina corrida, às vezes a gente acaba deixando isso de lado. Mas é bom lembrar que alguns sintomas, por mais que pareçam bobos, podem indicar problemas mais sérios, como a deficiência de vitamina B12.