Sabe aquele papo sobre gordura no fígado? Pois é, esse negócio de esteatose hepática tá cada vez mais na boca do povo. E olha, não é pra menos, com a galera engordando mais, não tem como não falar disso.
O que rola é que o fígado começa a ficar cheio de gordura e aí o bicho pega. O órgão fica pesado e grandão. E olha, não é só porque a gente tá comendo errado não, viu? Beber demais, tomar uns remédios cabulosos ou até umas doenças tipo hepatite também podem fazer o fígado ficar desse jeito. E o pior: a maioria das vezes você nem sente nada até o troço já tá feio.
Pra quem não sabe, o fígado fica lá do lado direito do abdome e tem um monte de função importante, tipo limpar nosso corpo, produzir colesterol, proteínas, guardar glicose e até fazer a bile, que ajuda a digerir gorduras e eliminar toxinas. Um pouquinho de gordura no fígado é normal, mas quando passa dos 5%, aí complica tudo.
Uns estudos dizem que entre 20% a 40% da galera tem esse problema. E se a gente olhar só pra quem é obeso, diabético ou tem síndrome metabólica (um pacote que inclui colesterol zoado, resistência à insulina e aquela barriguinha saliente), esse número é bem maior.
E não pensa que isso é coisa só de adulto não, hein? Criança também pode ter esteatose, geralmente ligada a doenças metabólicas. Adolescentes e idosos também não escapam, principalmente se os hábitos de vida não são dos melhores. E, pasme, até os magrinhos podem ter gordura no fígado.
No caso da galera que exagera no álcool, uns 90% acabam com gordura no fígado. Destes, de 15% a 30% desenvolvem hepatite alcoólica e de 10% a 20% acabam com cirrose.
O problema é que, na maioria das vezes, doenças no fígado são silenciosas. Você só vai sentir alguma coisa quando o bicho já tá pegando fogo. Mas tem uns sinais que servem de alerta. Dá uma olhada:
Cansaço sem motivo

Se você tá sempre se sentindo fraco, com preguiça e sem disposição, pode ser sinal de problema no fígado. Ele é responsável por armazenar vitaminas A, D, E e K, que são fundamentais pra energia do corpo. Quando ele não tá funcionando direito, o sangue não é filtrado direito e as células não recebem oxigênio suficiente. Aí já viu, né? Cansaço o tempo todo.
Mudança na cor da urina e das fezes

Fezes claras ou esbranquiçadas, tipo massa de vidraceiro, podem indicar que a bile não tá chegando no intestino. E é essa bile que deixa as fezes marrons. Já a urina escura, tipo cor de Coca-Cola, pode ser um sinal de gordura no fígado. A urina saudável tem que ser amarelo-pálido.
Cólicas e inflamação abdominal

Se você tá com cólicas frequentes, diarreia ou a barriga inchada, pode ser que o fígado esteja com dificuldade de eliminar resíduos e precisando de uma desintoxicação. Gases em excesso também podem ser um sinal.
E aí, deu pra entender um pouco mais sobre esse lance de gordura no fígado? É um problema que tá crescendo junto com o aumento da obesidade, mas que pode afetar qualquer um. Por isso, é bom ficar de olho nos sinais e adotar hábitos saudáveis. Bora cuidar da saúde, galera!