Repugnado, o personagem Dirceu (Eriberto Leão) insultará Petra (Debora Ozório) e tentará tirar sua vida ao descobrir o plano que a jovem armou para incriminá-lo em Terra e Paixão. Aproveitando a presença dos dois numa cachoeira, o vilão tentará afogar sua sobrinha, mas ela será resgatada por Marino (Leandro Lima) na novela das nove da Globo.
O delegado conseguiu convencer a agrônoma a levar seu tio até a cachoeira mencionada. Neste momento, a jovem já terá tomado a decisão de denunciar o abusador, porém, o policial necessitará de evidências para efetuar a prisão preventiva.
O propósito do plano é fazer com que o vilão confesse seus crimes. Por esse motivo, a jovem da família La Selva estará utilizando um dispositivo de escuta durante o passeio. Apesar de a ferramenta lhe proporcionar uma sensação de segurança, ela acabará chorando de medo enquanto segue em direção ao local com seu tio, em cenas programadas para serem exibidas no capítulo de 22 de dezembro.
“Você adorava quando a gente se abraçava debaixo d’água… E depois, a gente… Você sabe… Gostava, sim. Confessa que você está louca de saudade mim e dos meus abraços”, começará o pedófilo.
Ela ficará emocionalmente abalada quando Dirceu se aproximar: “Venha, Petra… Venha matar a saudade do seu tio… Também estou com muita saudade de você… Essa falta que tem me atormentado desde que cheguei na cidade!”.
A irmã de Caio (Cauã Reymond) começará a se debater, e o vilão ficará ainda mais determinado a tocá-la. “Você gostava, sim… Todas as meninas com quem eu brinco gostam… Agora chega de conversa e vem cá! Por que fingir ser durona, sua ingênua?”, dirá ele.
Será o momento decisivo para a personagem interpretada por Debora Ozório. “Durante muito tempo, eu não conseguia me recordar do que você fazia comigo; parecia que minha memória havia sido apagada… Mas agora eu sei que você abusou de mim quando eu era criança, e é provável que tenha feito o mesmo com outras meninas!”, gritará a personagem.
Dirceu então admitirá seus crimes: “Sim, eu fiz! E continuo fazendo! Porque elas gostam! Mas você, Petra, sempre foi a minha favorita!”.
Nesse instante, ela começará a chamar por Marino, e Dirceu perceberá que foi enganado.
Enraivecido, o criminoso tentará afogar Petra com toda sua violência. “Ah, sua maldita, eu vou te matar, vou acabar com você! Agora você vai morrer!”, ameaçará ele, sendo então detido pelo delegado.