Uma recém-nascida que engasgou foi salva por graças as ações de primeiros socorros de policiais militares no começo da tarde desta última quinta-feira (7), no Imirim, região de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Uma câmera registrou toda a movimentação.
Os agentes de seguranças estavam na base quando o pai surge na garupa de uma motocicleta em desespero e com a bebê nos braços. Prestaram atendimentos a criança os cabos Antônio e Gonçalves e o soldado Coelho.
Por volta das 14h, de acordo com o registro da polícia, a criança chegou já desacordada para receber atendimento no ponto de apoio. Diante o exposto, os três militares que se encontravam na base realizaram as manobras para desobstruir as vias aéreas. Após um trabalho bem realizado, os militares conseguiram desobstruir as vias aéreas da recém-nascida.
Após os primeiros atendimentos realizados pelos militares, a criança foi encaminhada às pressas ao pronto-socorro do Mandaqui, onde ficou em observação. Mais tarde, bastante emocionado, o pai da criança gravou um vídeo agradecendo os agentes de seguranças envolvidos na situação. O pai da criança contou que havia saído do trabalho no horário de almoço para ver a filha, que engasgou e estava ficando “roxa”.
“A emoção falou mais alto e só pensei em pegar minha filha e vir para a base [da polícia] e pedir ajuda. Não pensaram duas vezes em correr [socorrer] com a minha filha. Se os policiais não fizessem [a desobstrução], teria comprometido o pulmão”, contou o rapaz com lágrimas nos olhos.
Angustiante: PMs salvam recém-nascida engasgada em SP; vídeo mostra desespero do pai pedindo socorro pic.twitter.com/kpfuqgjKf5
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) March 8, 2024
A manobra de Heimlich pode salvar vidas; saiba como
A técnica de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros muito utilizado em situações de asfixia provocada pela obstrução das vias respiratórias.
É válido lembrar que o engasgo ocorre quando alimentos ou objetos são direcionados para o local errado ao engolir, ocasionando em uma tentativa do organismo de expulsar o corpo estranho que não seguiu o trajeto propício da deglutição.
Caso a traqueia, responsável por direcionar o ar aos pulmões, for obstruída pela comida ou objeto, a pessoa pode enfrentar dificuldades respiratórias, o que pode evoluir para uma emergência grave, podendo provocar asfixia fatal ou perda temporária de consciência.
A manobra de Heimlich é extremamente importante nesses casos, pois auxilia a desobstruir a traqueia. Consiste em um abraço por trás, pouco acima da barriga, para remover o alimento ou corpo estranho.
Para realizar a manobra em pessoas já crescidas, posiciona-se por trás da pessoa, enlaça-se os braços ao redor do abdome (ou ajoelha-se primeiro, no caso de crianças), mantendo uma mão fechada sobre a região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, empurrando a “boca do estômago” para dentro e para cima em movimentos de compressão até que a vítima elimine o corpo estranho. Profissionais da saúde alerta para não realizar a manobra se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, pois isso indica que a vítima ainda consegue respirar.