Com doença de Crohn, Evaristo Costa atualiza seu quadro clínico

Nesta última sexta-feira, 1, o jornalista Evaristo Costa fez uso de suas redes sociais e atualizou seu quadro clínico de saúde para seus seguidores. Diagnosticado com doença de Crohn, condição autoimune que provoca inflamação no trato intestinal, há quatro anos, o profissional foi hospitalizado em janeiro deste ano, no entanto, já apresenta evolução em seu quadro.

Por meio de seus stories de seu perfil oficial do Instagram, o comunicador abriu uma caixinha de perguntas para conversar com seus seguidores, que logo lhe fizeram vários questionamentos sobre a doença autoimune, da qual ele está fazendo um tratamento severo.

“E a saúde como está?”, quis saber um internauta de plantão. “Está tudo bem agora! Ainda estou tomando corticoide para depois entrar no tratamento específico”, respondeu o ex-contratado da emissora Globo, que ainda contou mais particularidades sobre o seu futuro tratamento.

“Como está o tratamento?”, perguntou outro internauta. “Ainda estou passando por consultas médicas e exames. Estou medicado e aguardando a conclusão dos especialista para o melhor tratamento a seguir”, escreveu o jornalista.

Ainda na oportunidade, o jornalista também foi questionado sobre seus cuidados com a alimentação. “Está fazendo dieta ou come de ‘tudo’?”, perguntou outro. “Não tenho restrição alimentar. Mas evito muitos alimentos”, respondeu Evaristo, que não entregou mais detalhes sobre o que está fora de sua rotina alimentar.

Confira na íntegra:

Evaristo Costa ficou internado recentemente
Na segunda semana de janeiro deste ano, Evaristo Costa foi internado para tratar de complicações da doença de Crohn. O comunicador tinha sido internado em Londres, na Inglaterra, cidade onde ele vive, após sentir fortes dores em decorrência da doença.

O ex-funcionário da emissora Globo passou cinco dias internado e recebeu alta quando teve sua infecção parcialmente controlada. No decorrer do período em que passou no hospital, Evaristo ainda falou sobre o diagnóstico que recebeu em sua internação, que teve tratamento continuado em casa.

“O meu diagnóstico de Chron é relativamente novo, descobri há 4 anos. Vê-se que ainda não aprendi como conviver e controlá-lo. Mas chego lá!! Sigo com minha resistência imunológica na ‘sola do pé’. Dessa vez fui surpreendido com uma sepse urinária. Ainda bem que me mexi a tempo e estou recebendo o tratamento adequado num hospital de excelência do NHS (gratuito)”, contou o profissional na época.

Confira a publicação na íntegra:

A internação
O jornalista precisou ser internado em um hospital na Inglaterra. Na ocasião, Evarisrto procurou a unidade médica após sentir fortes desconfortos oriundos da doença de Crohn, que não tem cura.

Nos stories de seu perfil oficial no Instagram, o comunicador compartilhou uma foto na recepção do hospital e comentou sobre sua situação. “E minha ‘querida’ doença de Crohn que me trouxe de novo para o médico com algumas complicações.”

“Estão me perguntando se tenho dor. Sim, tenho fortes dores abdominais. Além de muita diarreia (que pode conter sangue), febre e perda de peso. Isso tudo me leva a fraqueza, fadiga”, iniciou. “A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para a entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há 1 mês. Se eu não me cuidar, posso ter graves complicações como anemia e graves infecções”, detalhou.