Eliana pode desenvolver doença devido à pressão estética: “Estímulo negativo”

O psicólogo Alexander Bez sugere que Eliana pode estar enfrentando um problema comum entre 1 a 2% da população brasileira: o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Mas o que isso tem a ver com a apresentadora? Recentemente, Eliana revelou que passou por várias cirurgias plásticas devido à pressão estética que enfrentou ao longo dos anos. Bez acredita que atitudes como essas podem desencadear questões psicológicas mais profundas.

Eliana confessou que já se submeteu a procedimentos como lipoaspiração, implante de silicone nos seios e rinoplastia, tudo isso para atender às expectativas da mídia e do público. O psicólogo comenta que é compreensível que muitas mulheres se sintam pressionadas a alcançar um padrão de beleza muitas vezes inalcançável.

Bez explica que mulheres mais jovens são especialmente vulneráveis a essa pressão estética: “Quanto mais jovem a mulher, mais ela pode sentir a necessidade de atender a padrões de beleza impostos. Isso pode levar a procedimentos que poderiam ser evitados ou adiados se não fosse pela pressão constante.”

Para Eliana, a situação é ainda mais complicada por ela ser uma figura pública. A pressão para manter uma aparência impecável se intensifica quando alguém está na mídia. “A pressão aumenta quando você é uma pessoa exposta na televisão. Isso pode fazer com que a apresentadora sinta a necessidade de realizar procedimentos estéticos antes do que realmente precisaria ou desejaria.”

Bez também observa que a frequência excessiva em procedimentos estéticos pode desencadear o TOC. “Fazer muitas cirurgias pode levar ao desenvolvimento de um transtorno obsessivo-compulsivo relacionado à própria imagem. Além disso, a insatisfação pessoal pode surgir porque esses procedimentos são muitas vezes realizados mais para atender à pressão externa do que por vontade própria. O constante sentimento de estar sendo observado e julgado contribui para essa pressão.”

Ele ainda destaca como a pressão estética afeta o psicológico: “A mídia tem um impacto muito mais forte sobre as mulheres do que sobre os homens. A pressão vem tanto de fatores externos quanto da autocrítica, e isso pode levar a uma baixa autoestima e a uma antecipação de procedimentos estéticos que não seriam necessários de outra forma.”

Em um tom diferente, a apresentadora Sonia Abrão, que comanda o programa “A Tarde É Sua” na RedeTV!, tem sido foco de discussões após criticar uma homenagem feita por Eliana para Silvio Santos. Recentemente, Sonia foi alvo de críticas por sua opinião sobre o gesto de Eliana, especialmente após a mudança de emissora da apresentadora loira para a Globo.

Em uma entrevista à revista CARAS, Sonia Abrão respondeu às críticas dizendo que não tem nada contra Eliana e que qualquer interpretação negativa de suas palavras é fruto de má intenção. “Quem interpretou assim só pode ter sido por maldade!”, afirmou Sonia, esclarecendo que sua opinião foi mal compreendida.

Assim, tanto no caso de Eliana quanto no de Sonia Abrão, as questões de imagem e de opinião pública continuam a gerar debates acalorados e mostram como a pressão para se conformar com certas expectativas pode afetar tanto a saúde mental quanto a dinâmica das relações no mundo das celebridades.