Família de Faustão rebate rumores e entrega detalhes de prioridade em fila de transplante

A família do renomado apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, quebrou o protocolo e rebateu as fortes críticas de que o comunicador teria ‘furado a fila de transplantes’. Por meio de uma publicação na página Faustão do Meu Coração, familiares trataram de explicar como funciona a fila de transplante e porque o veterano tinha prioridade na fila de transplante de rim. 

Para se defender das acusações, a página exibiu uma portaria do governo de São Paulo. A resolução SS 6, de 8 de fevereiro de 2019, que determina que pacientes previamente receptores de transplante de um órgão sólido [o caso do apresentador],caso desenvolvam falência de outro órgão, terão preferência na lista de transplante.

Em outro registro compartilhado na rede social, uma médica entrega particularidades dos critérios fixados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para apontar prioridade na fila de espera.

Novo rim
O ex-funcionário da emissora Globo se submeteu a um transplante de rim na última segunda-feira, 26, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, cerca de seis meses após receber um novo coração. A cirurgia foi realizada em decorrência do agravamento “de uma doença renal crônica”. O comunicador já recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e permanece em recuperação no quarto.  

O ex-comandante do “Domingão do Faustão” era a 13º pessoa na lista para o procedimento, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. De acordo com a nota enviada ao jornal Folha de S. Paulo, o apresentador foi colocado na fila de transplante renal no dia 6 de fevereiro e cumpria os requisitos de prioridade para a cirurgia.

Transplante de coração
No último dia 27 de agosto do ano passado, Fausto Silva recebeu um novo coração, após permanecer por quase um mês internado. O ex-funcionário da Band entrou como prioridade na fila de transplante por causa da gravidade do seu quadro clínico. Na oportunidade, especulou-se também que o comunicador ‘furou fila’. Contudo, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disse que o quadro do apresentador era prioritário. 

FAUSTÃO ERA PRIORIDADE:
Doze pacientes esperavam na fila. Desses pacientes, quatro eram casos prioritários, e Fausto Silva se enquadrava em um deles. O comunicador ocupava o 2º lugar na fila de prioridade.

 FAUSTÃO FUROU FILA? 

Especulações nas redes sociais de que Faustão teria “furado a fila” para receber o novo órgão obrigou com que o Ministério da Saúde explicasse que o apresentador foi priorizado em razão de seu estado de saúde estar muito deplorável. 

 QUANTO TEMPO FAUSTÃO FICOU NA FILA:

 A esposa de Faustão, Luciana Cardoso, 46, disse que o apresentador aguardou 20 dias para receber um novo coração. “Depois dos exames do painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 8 de agosto”, escreveu a famosa em carta aberta.

 COMO FOI A CIRURGIA DE FAUSTÃO:

O comunicador foi operado na tarde do último dia 27 de agosto de 2023, depois de o Hospital Israelita Albert Einstein ter sido acionado na madrugada para avaliar a compatibilidade do órgão. A cirurgia durou cerca de 2h30 e foi um sucesso.