A nave Kosmos 482, que foi lançada há mais de 50 anos com a missão de chegar até Vênus, finalmente caiu na Terra neste sábado (10). Acontece que a missão foi um verdadeiro fiasco desde o início, e agora, após todo esse tempo, ela acaba de fazer seu retorno de uma forma bem inusitada.
De acordo com a Agência Espacial Russa, a queda da nave aconteceu sobre o oceano Índico, mas ainda não se sabe ao certo o local exato. A coisa toda foi meio que uma surpresa para os cientistas, já que a nave estava fora de radar há muito tempo. A Agência Espacial Europeia, por meio de seu escritório de detritos espaciais, também acompanhou a trajetória da nave, mas a última vez que ela foi detectada foi por um radar na Alemanha, antes de desaparecer completamente.
A grande dúvida agora é se algum pedaço da espaçonave, que pesava cerca de meia tonelada, sobreviveu à reentrada na atmosfera da Terra. Como todo mundo já sabe, quando uma nave espacial cai, ela passa por um processo de queima devido ao calor da reentrada, o que pode destruir boa parte dela. A expectativa dos cientistas, no entanto, é que as chances de alguém ser atingido por qualquer pedaço da nave sejam mínimas, já que, afinal, a nave caiu sobre o oceano, uma área praticamente sem gente por perto.
E tem mais, qualquer destroço que sobreviveu à queima vai ser de propriedade da Rússia, conforme um tratado internacional firmado pela ONU. Isso significa que, mesmo se alguma peça da nave cair em algum lugar, como em uma ilha remota, o governo russo terá direito sobre isso. A coisa toda tem a ver com regras que existem para lidar com detritos espaciais e quem fica com a responsabilidade do que cai da órbita.

Agora, imagina só, uma nave que tentou ir até Vênus e ficou vagando no espaço por mais de 50 anos, só pra cair de volta aqui na Terra sem aviso prévio! Isso é bem maluquinho, né? Tem até gente que brinca que é como se ela estivesse dando uma segunda chance à humanidade, depois de ter dado errado lá atrás. O mais interessante de tudo isso é que a missão original foi um fracasso total, e agora, todos esses anos depois, ela termina com um “final” bem inusitado.
A Kosmos 482 era parte de um projeto soviético de exploração espacial, mas, na época, o lançamento não teve sucesso e ela não conseguiu nem chegar perto de Vênus, que é o objetivo original. Mesmo assim, ela continuou no espaço por décadas, como uma espécie de vestígio dessa tentativa fracassada. Até que, com o tempo, os cientistas simplesmente perderam o contato com ela, e ela se tornou mais uma das tantas naves que ficam vagando no espaço por aí.
Bom, a queda de uma espaçonave depois de tanto tempo e tantas falhas é, no mínimo, curiosa. A notícia ainda vai render por alguns dias, afinal, não é todo dia que um pedacinho do espaço cai na nossa cara, né? Mas, por enquanto, parece que a gente não tem muito o que fazer a não ser esperar para ver se algum fragmento realmente sobreviveu. Ah, e claro, a Rússia é quem vai ficar com o que sobrar!