Oscar vem aí! Teste seus conhecimentos sobre “Ainda Estou Aqui”

Estamos a poucas semanas da cerimônia do Oscar 2025, e a expectativa entre os amantes de cinema está nas alturas. O evento, marcado para o dia 2 de março em Los Angeles, promete ser um dos mais memoráveis, especialmente com a indicação inédita de um filme sul-americano na categoria de Melhor Filme. “Ainda Estou Aqui” não só cativou o público brasileiro, mas conquistou corações ao redor do mundo com sua narrativa envolvente e emocionante.

A produção de Walter Salles fez história ao tornar-se o primeiro filme sul-americano a concorrer ao prestigioso prêmio do Oscar. Sua jornada para ganhar reconhecimento internacional foi coroada de sucesso, arrecadando mais de US$ 2 milhões apenas nos Estados Unidos e sendo exibido em 700 salas de cinema, alcançando um feito inédito para o cinema brasileiro nesse país. Na Europa, a película também fez sucesso, atraindo um grande público em países como Portugal e França.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a emocionante saga da família Paiva durante os anos mais sombrios da ditadura militar no Brasil. A trama se desenrola em torno do patriarca Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, cuja trágica morte marca um dos pontos cruciais da narrativa. A sensibilidade na direção de Walter Salles e a brilhante atuação de Fernanda Torres foram fundamentais para o sucesso do filme, que colecionou prêmios e indicações em diversos festivais de cinema.

Mas o que faz de “Ainda Estou Aqui” uma obra tão especial e marcante para o cinema nacional? A profundidade dos personagens, a ambientação fiel à época e as emoções genuínas que transmite são apenas alguns dos elementos que contribuíram para seu reconhecimento e apelo junto ao público. O filme não apenas retrata um período histórico conturbado do Brasil, mas também aborda temas universais como amor, resistência e esperança, que ressoam com espectadores de todas as origens.

Para os fãs do filme e curiosos em geral, que tal testar seus conhecimentos sobre “Ainda Estou Aqui”? Responda ao nosso quiz e veja o quanto você conhece sobre a história da família Paiva e os detalhes que tornam esse filme uma joia do cinema brasileiro.

– Qual era o nome da empregada da família Paiva em “Ainda Estou Aqui”?
A) Zezé
B) Gigi
C) Márcia
D) Veroca

– Qual era o prato preparado por Eunice Paiva para toda a família?
A) Torta de frango
B) Macarronada
C) Strogonoff
D) Suflê de queijo

– Quem é o autor da música “É Preciso Dar um Jeito, Meu Amigo”, da trilha sonora do filme?
A) Roberto Carlos
B) Erasmo Carlos
C) Caetano Veloso
D) Chico Buarque

– Onde era situada a casa da família Paiva?
A) Rio de Janeiro
B) São Paulo
C) Espírito Santo
D) Bahia

– Qual item Eunice empresta para sua filha Veroca viajar para Londres?
A) Bolsa
B) Um par de botas
C) Casaco
D) Um anel da família

– Qual era o nome do cachorrinho da família Paiva?
A) Bidu
B) Pimpão
C) Bobby
D) Pipa

– Quando foi emitido o atestado de óbito de Rubens Paiva?
A) 1995
B) 1971
C) 1996
D) 1994

– Qual era o modelo do carro que Rubens Paiva deixou no pátio do DOI-Codi?
A) Opel Kadett vermelho
B) Opala preto
C) Karmann-Ghia vermelho
D) Kombi branca

– “Ainda Estou Aqui” foi indicado em 3 categorias do Oscar. Quais são?
A) Melhor Filme, Direção e Filme Internacional
B) Melhor Atriz, Direção e Filme Internacional
C) Melhor Filme, Atriz e Filme Internacional
D) Melhor Edição, Atriz e Filme Internacional

“Ainda Estou Aqui” não é apenas um filme, mas uma obra que emociona e provoca reflexões sobre a história e a humanidade. Sua presença no Oscar 2025 é mais do que uma indicação; é o reconhecimento do talento e do esforço de uma equipe que se dedicou a contar uma história que ecoa além das telas. Que este filme continue a inspirar e sensibilizar espectadores ao redor do mundo, celebrando o poder do cinema em nos conectar através de emoções e narrativas profundas.