Pets podem comer chocolate? Alimento oferece risco a cães e gatos, entenda

Na época da Páscoa, é bem comum a gente exagerar no chocolate, né? Afinal, quem não ama aquele docinho, principalmente naqueles dias festivos? Mas, se você tem um pet em casa, tem que ficar esperto! O chocolate pode ser um grande risco para a saúde dos nossos bichinhos e, por isso, é preciso tomar bastante cuidado pra que eles não tenham acesso a ele.

O problema está em duas substâncias que o chocolate tem: a teobromina e a cafeína. Para os humanos, elas não causam grandes problemas, mas pros cães e gatos é um baita perigo. A veterinária Ana Claudia Bengezen, que trabalha no Hospital Veterinário do Centro Universitário de Jaguariúna, explica que os animais demoram muito pra metabolizar essas substâncias. Então, até uma quantidade pequena de chocolate pode acabar causando intoxicação grave neles.

E, olha, não é qualquer chocolate. Quanto mais amargo e escuro, pior! Isso porque, como explicou o veterinário Gustavo Quirino, os chocolates amargos, que são considerados mais saudáveis pros humanos, têm mais cacau, e, portanto, mais teobromina, o que é ainda mais perigoso pros pets.

Os sintomas de intoxicação por chocolate podem variar, mas, se o pet comer um pouco, ele pode ter vômito, diarreia e ficar bem agitado. Agora, se ele comer uma quantidade grande, a situação pode ficar muito mais grave, com problemas no coração, convulsões e até risco de morte.

Os sinais de que algo não vai bem começam a aparecer logo após a ingestão, então, se o seu cachorro ou gato comer chocolate, fique de olho. Os sintomas incluem:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Agitação
  • Respiração acelerada
  • Tremores
  • Convulsões
  • Arritmia cardíaca

E o que fazer se isso acontecer? A Ana Claudia dá uma dica importante: o ideal é levar o animal imediatamente ao veterinário, mesmo que ele ainda não tenha mostrado nenhum sintoma. Quanto mais rápido o tratamento começar, mais chances de recuperação ele tem. E não tente medicar o bichinho nem provocar vômito em casa, isso pode piorar a situação. E, se possível, fale com o veterinário sobre qual tipo de chocolate ele ingeriu (se é branco, amargo, 70% cacau, etc.) e a quantidade que ele comeu. Isso vai ajudar o médico a entender melhor a gravidade da intoxicação.

E, além do chocolate, tem outros alimentos típicos da Páscoa que também são perigosos pros pets. O Gustavo Quirino alerta que carne de porco, bacalhau, castanhas, uvas, passas, e até temperos como alho e cebola podem ser prejudiciais. A gordura de alguns alimentos pode inflamar o pâncreas do animal e os ossos podem perfurar o intestino, o que é super sério. Ah, e a cebola e o alho, que são comuns em várias receitas, também são bem arriscados para os pets, podendo causar uma série de problemas como vômito, diarreia, fraqueza e até aumento da frequência cardíaca.

E tem mais! A Ana Claudia ainda lembra que os brinquedinhos e fitilhos de presente, que geralmente vêm dentro dos ovos de Páscoa, também podem ser um perigo. Se o pet engolir alguma embalagem ou pedacinho de brinquedo, pode acabar com uma obstrução intestinal, o que é super perigoso.

Portanto, nessa Páscoa, se você tiver pets em casa, a dica é não vacilar. Fique atento ao que eles podem comer e se esforce para manter tudo que pode fazer mal bem longe deles. Assim, todo mundo pode aproveitar a festa com segurança!