Nesta segunda-feira (15), a atriz Regina Duarte emitiu uma retratação após ser processada por Janaina Diniz Guerra, filha da atriz Leila Diniz, falecida em 1972. A ação legal foi motivada pelo uso indevido de uma foto da artista em um post de defesa da Ditadura Militar, publicado nas redes sociais pela dramaturga.
E se retratando após a condenação de pegar cerca de R$ 30 mil para Janaina, Regina comentou: “Preciso partilhar com vocês a condenação que sofri em 07 de março de 2024, pelo Juizado de Pequenas Causas do Foro do Rio de Janeiro. Retrato-me aqui agora, em consequência de uma publicação que fiz no Instagram. O vídeo incluía a emblemática foto em que aparece minha amiga Leila Diniz, uma das mais queridas atrizes deste país, que nos deixou aos 27 anos em 14 de junho de 1972. Eu era sua fã e amiga!”, iniciou Duarte.
Ao publicar em 23 de dezembro de 2022, a matéria/vídeo , que incluía , entre outras, uma foto de domínio público já amplamente divulgada em jornais, livros e internet, eu pensava estar ressaltando o valor e a força da mulher, através daquele grupo de atrizes que eu amava, respeitava e eram para mim um exemplo: lutavam por seu direitos democráticos e liberdade de expressão”, finalizou a atriz ex-Globo.
Saiba mais:
Na noite de quarta-feira (5), Regina Duarte usou seu perfil no Instagram, onde possui 3,2 milhões de seguidores, para fazer um comunicado. “Hoje de manhã fui surpreendida por vários Pix em valores diversos na minha conta bancária pessoal”, relatou.
“Quero agradecer todo o cuidado, carinho, atenção e preocupação comigo. Porém, o processo ainda não terminou e meus advogados seguem trabalhando na minha defesa.”
A atriz referiu-se à condenação judicial que a obriga a pagar indenização de R$ 74 mil para a cineasta Janaína Diniz Guerra. Em dezembro de 2022, uma foto com a mãe dela, a lendária Leila Diniz, apareceu em um vídeo de Jair Bolsonaro postado por Regina Duarte.
A imagem era de uma manifestação de rua em 1968 contra a censura imposta pela ditadura militar. Na gravação com discurso do então presidente de direita, a mensagem ganhou outro contexto: de apoio ao regime dos generais.
As frases “as mulheres nas ruas pediam o reestabelecimento da ordem” e que “64 foi uma exigência da sociedade” foram associadas à fotografia em que Leila Diniz está com outras atrizes que faziam oposição à ditadura.
Diante do valor inesperado em seu saldo bancário, Regina Duarte decidiu promover uma ação solidária. “Informo que todo valor recebido em minha conta será somado e doado para seguir ajudando os voluntários no Rio Grande do Sul e as famílias de lá que foram afetadas pelas chuvas e enchentes”, informou.
No final do esclarecimento, a atriz – agora também artista plástica – pediu orações, boas vibrações e pensamentos positivos para ajudá-la a enfrentar a disputa na Justiça.
Na TV, os caminhos de Regina Duarte e Leila Diniz se cruzaram de maneira curiosa apenas uma vez. Em 1969, a ‘namoradinha do Brasil’ abandonou o papel de Pompom na novela ‘Dez Vidas’, da extinta TV Excelsior, devido ao atraso nos salários. Ela foi para a Globo fazer ‘Véu de Noiva’, enquanto Leila Diniz assumiu seu antigo papel na mesma novela.
Leila Diniz viria a falecer três anos depois, aos 27 anos, em um acidente aéreo envolvendo um avião da Japan Airlines que caiu sobre a Índia. A artista estava retornando de uma viagem à Austrália. Na época, sua filha única, Janaína Diniz Guerra, autora do processo contra Regina Duarte, tinha apenas 7 meses de idade.