Profissionais da área esclarecem que alterações na boca, gengiva e língua podem estar relacionadas a problemas de saúde
Você sabia que a cor da sua boca pode dizer muito sobre a sua saúde? Pois é, mudanças na cor da língua, gengivas e lábios podem ser sinais de várias condições, desde deficiências nutricionais até doenças mais graves. Confira abaixo algumas particularidades muito importante sobre esse assunto.
A dentista e especialista em endodontia Carolina Figueiredo, que trabalha em Brasília, explica que uma boca saudável tem um tom rosa, nem muito forte, nem muito pálido. Alterações na cor dos lábios, por exemplo, podem indicar problemas de saúde. “Lábios muito pálidos podem ser um sinal de anemia ou falta de ferro. Já lábios amarelados podem apontar um problema no fígado e devem ser investigados”, diz ela.
Carolina também ressalta que lábios arroxeados ou azulados podem ser um sinal de problemas na circulação sanguínea. Se essa coloração persistir, é bom procurar um médico de confiança para investigar. E se isso vier acompanhado de falta de ar, é importante buscar ajuda médica imediatamente.
Outra coisa a se observar são os lábios vermelhos intensos, que podem indicar uma inflamação. “Só o que você vê já pode dar muitas pistas, mas também é importante prestar atenção na sensibilidade da mucosa, que pode estar ligada a outras alterações”, comenta Carolina.
A saúde das gengivas também não deve ser ignorada. Se elas estiverem inchadas, sangrando facilmente, ou apresentarem bolhas ou pústulas, é preciso prestar atenção. Essas alterações podem ser sinais de problemas que precisam ser avaliados.
E a língua? Ah, a língua também fala muito sobre a nossa saúde. A cor, textura e volume dela podem indicar diversos problemas. Por exemplo, se sua língua estiver esbranquiçada, pode ser por acúmulo de placa bacteriana, doenças autoimunes, uso de medicamentos ou jejuns prolongados.
O cirurgião-dentista Paulo Zahr já comentou sobre isso em uma entrevista para o Metrópoles. Segundo ele, uma das principais razões para a língua ficar branca é a falta de uma boa higiene. Quando isso acontece, as bactérias se multiplicam, alimentando-se dos resíduos de alimentos que ficam na língua após as refeições.
Isso pode levar a problemas como mau hálito, placas nos dentes, cáries e problemas nas gengivas. Paulo recomenda usar um raspador de língua como parte da higiene bucal. “Esse é um utensílio manual que ajuda a remover a saburra, que é uma mistura de células mortas, bactérias, muco da saliva e restos de comida que ficam na língua”, explica o especialista.
Então, da próxima vez que você for se olhar no espelho, dê uma olhada na cor dos seus lábios e na aparência da sua língua e gengivas. Isso pode te ajudar a perceber se algo não está bem com a sua saúde. É sempre bom ficar atento aos sinais que o nosso corpo dá, e quando houver qualquer mudança, o ideal é consultar um profissional para uma avaliação mais detalhada. Cuide-se e não ignore os pequenos detalhes, eles podem ser importantes para manter sua saúde em dia.