Saiba quem era o atirador que tentou tirar a vida de Donald Trump em comício

De acordo com as autoridades, o atirador que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump era um republicano registrado de 20 anos. Registros públicos revelam que ele já havia feito uma pequena contribuição para um grupo alinhado aos democratas.

Thomas Matthew Crooks, que morava no subúrbio de Bethel Park, em Pittsburgh, aproximadamente 56 km ao sul do comício de Trump, se formou na Bethel Park High School em 2022, conforme relatado pela mídia local e confirmado por um vídeo da cerimônia de formatura.

Crooks estava registrado para votar como republicano, conforme indicado em uma listagem do banco de dados de eleitores da Pensilvânia que correspondia ao seu nome, idade e endereço. A eleição presidencial deste ano seria a primeira em que ele teria idade suficiente para votar.

Registros da Comissão Eleitoral Federal mostram que um doador listado como Thomas Crooks, com o mesmo endereço, fez uma doação de US$ 15 a um comitê de ação política alinhado aos democratas, chamado Progressive Turnout Project, em janeiro de 2021.

Quando contatado pela CNN na noite de sábado (13), o pai de Thomas Crooks, Matthew Crooks, afirmou que estava tentando descobrir “o que diabos está acontecendo”, mas que “esperaria até falar com a polícia” antes de comentar sobre seu filho.

De acordo com uma análise da CNN, Thomas Crooks estava a algumas centenas de metros de Trump no momento do atentado.

O que aconteceu:

O ex-presidente Donald Trump sofreu uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia, nos Estados Unidos, neste sábado (13). Após barulhos de tiros serem ouvidos no local, ele foi retirado do palco sangrando, com um ferimento no rosto. De acordo com seu porta-voz, Steven Cheung, o republicano está bem.

O atirador, Thomas Crooks, foi morto pelo Serviço Secreto. Segundo Kevin Rojek, agente especial encarregado do escritório de campo do FBI em Pittsburgh, o agressor não tinha nenhuma identificação no corpo, então os agentes tiveram que “analisar seu DNA e obter confirmação biométrica”.

As autoridades também informaram que pelo menos um membro da plateia morreu e outros dois participantes ficaram gravemente feridos durante o tiroteio.

Saiba mais:

Donald John Trump (Nova Iorque, 14 de junho de 1946) é um empresário, personalidade televisiva e político americano que serviu como o 45º presidente dos Estados Unidos. Na eleição de 2016, Trump foi eleito pelo Partido Republicano ao derrotar a candidata democrata Hillary Clinton no número de delegados do colégio eleitoral; no entanto, perdeu por mais de 2,8 milhões de votos, a maior derrota nas urnas de um presidente eleito na história do país. Ele foi empossado para o cargo em 20 de janeiro de 2017 e, aos 70 anos de idade, foi a pessoa mais velha a assumir a presidência até que, em 2021, Joe Biden, aos 78 anos, assumiu o cargo. Em novembro de 2022, Trump anunciou sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2024.

Donald John Trump nasceu em 14 de junho de 1946, no bairro Jamaica, no distrito do Queens, na cidade de Nova Iorque. Ele é o segundo dos cinco filhos de Frederick “Fred” Christ Trump (1905–1999) e Mary Anne MacLeod (1912–2000). Tanto a mãe de Donald Trump quanto seus avós paternos eram imigrantes nos Estados Unidos. Sua mãe nasceu nas Terras Altas da Escócia e imigrou para Nova Iorque aos dezoito anos, em 1930, onde trabalhou como empregada doméstica. Em 1936, casou-se com Fred Trump, cujos pais, Friedrich Trump (1869–1918) e Elisabeth Christ (1880–1966), eram imigrantes de Kallstadt, na região do Palatinado, na Alemanha.