Manter o corpo em movimento é sempre uma boa ideia, principalmente quando o objetivo é dar aquela secada. Mas, claro, não é só se mexer por se mexer, né? Tem que ter um certo empenho e dedicação pra ver os resultados. Agora, tem muita gente que ainda fica meio na dúvida: será que suar muito quer dizer que a gente tá perdendo peso?
Suar a camisa realmente faz a gente emagrecer?
Bom, segundo a nutróloga Gisele Figueiredo, do Hospital Vera Cruz, a resposta não é tão simples assim. “Quando estamos num ambiente quente ou fazendo exercício, o corpo começa a transpirar pra esfriar. Durante o exercício, a gente até perde calorias, mas o suor em si não tem nada a ver com a intensidade do treino ou com a quantidade de calorias que a gente tá queimando”, explicou.
Ou seja, aquele suor todo que aparece é mais resultado do corpo tentando se resfriar do que um sinal de que você tá mandando embora as gordurinhas. Na verdade, a perda de peso que a gente vê ao suar é, na real, só água e minerais saindo do corpo. Então, assim que você toma aquela água, o peso que você perdeu volta rapidinho. Ou seja, encher a cara de água resolve!
Agora, se o seu objetivo é perder peso de verdade, não adianta encher o corpo de roupas pesadas pra suar mais, porque isso não vai fazer diferença. Pelo contrário, isso pode acabar te desidratando e aí o problema é ainda maior.
“Usar roupas quentes enquanto faz exercício pode até parecer uma boa ideia pra quem quer perder peso, mas é perigoso. Pode causar desidratação, tontura, mal-estar, fraqueza, câimbra e até insolação. E insolação não é brincadeira, é caso sério. Entre os sintomas estão pele quente e seca, confusão mental, convulsões e até perda de consciência”, alertou a Gisele.
E o que realmente faz perder peso, então?
Uma coisa que nem todo mundo sabe é que nem toda caloria que a gente queima durante o exercício vem da gordura. “A perda de gordura depende de vários fatores, como a quantidade de calorias que você ingere em comparação com as que você gasta. Além disso, o tipo de treino que você faz e a composição da sua dieta também têm muita importância. Para realmente queimar gordura, é necessário criar um déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consome”, disse a médica.
Então, não adianta nada correr 10 km e depois comer um super hambúrguer cheio de fritas, né? Tem que ter aquele equilíbrio entre o que entra e o que sai. E cá entre nós, não é tão simples assim. Exige paciência e disciplina, mas o resultado vem com o tempo.
Fica a dica: hidratação é tudo!
Gisele ainda deixou uma dica valiosa sobre hidratação, que é algo que muita gente esquece na hora de se exercitar. “Uma boa dica é se pesar antes e depois de treinar pra saber quanto de líquido você perdeu. Cada 0,5 kg de peso perdido equivale a cerca de 500 ml de água. Então, se você perdeu 1 kg durante o treino, precisa beber pelo menos 1 litro de água pra se reidratar”.
Isso é importante porque a gente muitas vezes subestima o quanto perde de água enquanto tá treinando, principalmente se o dia estiver quente ou se o exercício for muito intenso. Ficar sem se hidratar direitinho não só atrapalha os resultados como pode causar todos aqueles problemas que a Gisele comentou antes.
Minhas impressões sobre isso tudo…
Eu mesmo já caí na história de que quanto mais suar, mais peso vai perder. Aí me enchi de blusa pra correr no sol de meio-dia… Resultado? Passei mal, tive que parar o treino e ainda não perdi nem um grama a mais. Por isso, hoje, prefiro treinar na boa, sem exageros, me hidratando bem e prestando atenção no que tô comendo. Claro que dá trabalho, mas o importante é ser constante, né?
E assim, só pra fechar, não adianta querer emagrecer de uma hora pra outra. É um processo que envolve exercício, dieta e uma dose extra de paciência. Então, bora fazer tudo direitinho que o resultado aparece!