Depois de várias polêmicas sobre a qualidade da água do Rio Sena em Paris, as provas de triatlo dos Jogos Olímpicos de 2024 finalmente rolaram na quarta-feira (31). Mas, olha, muitos atletas passaram mal depois de cruzar a linha de chegada e precisaram de atendimento médico por causa da poluição no rio que corta a cidade luz.
A organização da Olimpíada de Paris soltou um comunicado dizendo que os testes de qualidade da água foram avaliados e aprovados por organizações francesas em parceria com a World Triathlon. Só que isso não impediu que muitos competidores tivessem problemas de saúde depois da prova. Teve atleta até vomitando depois de terminar o percurso, um verdadeiro caos.
Situação Complicada
No triatlo, a galera precisa correr (10 km), pedalar (40 km) e nadar (1,5 km). A parte na água foi feita no Rio Sena, que, até terça-feira (30), tava com a qualidade da água imprópria pra banho. Então, já dá pra imaginar a cena, né? Muita gente passando mal depois da prova.
O triatleta canadense Tyler Mislawchuk, que ficou em nono lugar, foi um dos que se deu mal. Ele foi flagrado vomitando logo após cruzar a linha de chegada. As câmeras de TV mostraram outros atletas também em situações bem complicadas, deitados e com cara de quem não tava nada bem.
A espanhola Miriam Casillas, por exemplo, não economizou nas críticas à organização dos Jogos Olímpicos. Ela detonou, dizendo que os atletas foram tratados como “palhaços no circo”. A França tinha um projeto pra despoluir o Rio Sena pra realização das provas, mas, pelo visto, não rolou do jeito que devia.
Minha Opinião
Cara, na boa, é triste ver como essa situação foi mal gerenciada. Eu lembro de ler sobre os esforços da França pra despoluir o Sena, mas parece que foi tudo meio que no improviso. Imagina treinar anos pra uma Olimpíada e, na hora H, ter que lidar com a água poluída. Eu mesmo já passei por uma situação parecida, claro, não numa Olimpíada, mas numa competição regional de natação. A piscina não tava nas melhores condições e, depois da prova, um monte de gente passou mal. É desanimador.
Detalhes Específicos
Se for pensar bem, até a última terça (30), a água do Sena tava imprópria. Como que de um dia pro outro fica tudo certo? Isso levanta muita dúvida sobre a real condição da água no dia da prova. E as imagens dos atletas passando mal só reforçam isso. E tem mais, a imprensa tá caindo matando em cima da organização, com razão.
Mudança de Estilo
Falando nisso, a gente vê que os organizadores sempre tentam passar uma imagem de que tá tudo sob controle. Mas a verdade é que, em muitos casos, as coisas são bem diferentes do que mostram. Não tô dizendo que é fácil organizar um evento desse porte, mas a saúde dos atletas deveria ser prioridade máxima. É complicado ver que, por causa de uma questão de planejamento e execução, tanta gente sofreu.
Enfim, os Jogos Olímpicos de 2024 começaram com essa mancha. Tomara que sirva de lição pros próximos eventos e que a galera leve mais a sério essas questões de saúde e segurança. Afinal, esporte é pra ser sinônimo de saúde, não de risco.
E você, o que acha disso tudo? Eu, sinceramente, espero que os próximos dias dos Jogos sejam mais tranquilos e que a organização aprenda com os erros. Vamos ficar de olho!
Olha como alguns atletas do Triatlo saiu depois de nadar no Rio Sena 😳
— Fillipe Conegundes 🌅 (@Fconegundes) July 31, 2024
ESTOU HORRORIZADO #Triathlon #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/UYR1CgUHnZ