Rita Lee deixou carta para família duas semanas antes de falecer; saiba qual é o conteúdo

Rita Lee (1947 – 2023) nos deixou há dois anos, mas a saudade que ela deixou nos fãs da música e em sua família continua viva. Recentemente, na quinta-feira (8), foi lançado o documentário “Mania de Você” nas plataformas de streaming, e ele trouxe algo muito emocionante: uma carta inédita de Rita, escrita poucas semanas antes de sua morte, que aconteceu por conta de complicações de um câncer no pulmão.

Na carta, que foi direcionada aos seus “quatro cavalheiros” – seu marido Roberto de Carvalho e seus filhos Beto, Joca e Antônio – Rita se expressa de uma forma bem sincera e cheia de amor. Ela começa dizendo que, embora quisesse ser capaz de falar as palavras certas, se sentia mais confortável escrevendo. E, assim, em suas palavras, ela fala do amor imenso que sentia por todos e de como se sentia completa ao ter a família ao seu redor. Ela escreveu: “Amados do meu coração, eu queria saber falar bonito para cada um de vocês o que sinto no fundo do meu coração, mas me expresso melhor escrevendo sobre o orgulho e a sorte que tenho em estar rodeada por quatro cavalheiros que me fazem perceber que sou a mulher mais completa do mundo”.

A carta é repleta de carinho, mas também tem aquele jeitinho irreverente e bem-humorado que era típico da cantora. Para o marido, Roberto, ela se declara de forma apaixonada e ainda o chama de “namorado mais fofo”, fazendo questão de brincar com o fato de ele ser capaz de lidar com ela, uma mulher “escandalosa, ex-presidiária e cinco anos mais velha”. Ela ainda brinca dizendo que “precisa ser ‘mucho macho’ para aguentar” tudo isso.

Os filhos também não ficaram de fora. Para Beto, ela escreveu sobre a ternura que ele demonstrou em momentos difíceis, chamando-o de “loirinho mosquitinho” e destacando que ele sempre cuidou dela sem julgá-la. Para Juca, ela escreveu com carinho sobre seu jeito mais reservado, mas também atrevido quando se tratava de injustiça, e de como ele, assim como ela, tem uma grande paixão pelos animais. Por fim, Tui, o caçula, foi descrito como alguém com um espírito radiante e independente, sempre com opiniões firmes e um bom papo.

Rita Lee finaliza a carta com uma mensagem de gratidão e amor: “Obrigada a vocês, Beto, Juca e Tui, por ter nascido de mim. Obrigada Beto por ser o pai deles. Deus os abençoe e os proteja muito”.

Rita foi, sem dúvida, uma das maiores figuras da música brasileira. Ela fez história com seu talento, suas letras poderosas e sua personalidade única. Com sua carreira sólida, ela se tornou a rainha do rock nacional e deixou legados musicais como “Lança Perfume” e “Ovelhas Negras”, que continuam tocando no coração das pessoas, geração após geração.

Além de cantora, Rita Lee era também escritora, compositora e apresentadora. Ela fez parte da banda Os Mutantes, foi a voz da Tutti-Frutti e teve uma parceria de vida com Roberto de Carvalho, com quem teve três filhos. Suas músicas sempre foram recheadas de ironias e empoderamento, com letras que falavam de independência e liberdade, principalmente para as mulheres. Rita Lee também era uma defensora do veganismo e dos direitos dos animais, e sua obra, marcada por músicas como “Desculpe o Auê”, sempre refletiu seu posicionamento único e irreverente. Mesmo após sua morte, sua influência continua forte na música e na cultura brasileira.