Vídeo: Professora reage a pedido “sem noção” de mãe para festa do filho

Uma professora compartilhou uma situação meio chata que ela passou na escola onde trabalha. Fazendo uso do seu Instagram, Katie Larson contou que recebeu uma pilha de convites da mãe de um aluno, mas os papéis estavam todos em branco – a mãe queria que a própria professora preenchesse as informações.

“Ontem, uma mãe me pediu a lista da turma pra convidar as crianças pra festa de aniversário do filho. Achei super bacana e disse: ‘Sem problemas’. Hoje, a pilha de convites chegou e eu pensei: ‘Acho que vou colocar isso nas mochilas mais tarde'”, explicou Katie.

Daí, ela colocou os convites nos envelopes e foi colocando nas mochilas dos alunos.

“Quando eu abri os convites, notei que só o primeiro tava preenchido, mais nada. Aquela mãe me mandou mensagem durante o dia com a informação, e eu achei que era pra mim, pensei que tinha sido convidada. Na verdade, ela queria que eu escrevesse todos os convites.”

Katie ficou sem saber o que fazer e disse pra mãe que não ia conseguir escrever todos os convites. Depois disso, a professora decidiu mandar os convites de volta pra mãe junto com a lista da turma.

Esse desabafo dela bombou nas redes sociais e o vídeo recebeu um monte de comentários. “O que fez uma mãe pensar que isso era aceitável?”, escreveu um usuário. Outra pessoa comentou: “Infelizmente, alguns pais simplesmente não entendem a questão da criação dos filhos”.

Olha, vou te falar, já vi de tudo nessa vida de professor, mas essa foi nova. Parece que cada dia é uma surpresa diferente. Eu, por exemplo, já tive que lidar com pais que queriam que eu ajudasse com dever de casa, festinha de fim de ano, até resolver briga de criança fora do horário escolar. Cada uma que aparece, viu.

Outro dia mesmo, tive que ficar depois do horário pra conversar com uma mãe que queria saber por que o filho não tava tirando nota boa. Expliquei que ele não tava entregando as tarefas e que ficava conversando na aula. E ainda assim, a mãe perguntou se não dava pra dar um “jeitinho” na nota dele. Dá pra acreditar?

Enfim, é cada situação que a gente passa que daria pra escrever um livro. Às vezes, dá vontade de rir pra não chorar. E olha que a gente só quer o melhor pros alunos, mas tem gente que parece que não entende isso.

Agora, voltando ao caso da Katie, eu acho que ela fez bem em mandar os convites de volta. Porque, sinceramente, é um absurdo a mãe querer que ela preencha tudo. É uma falta de respeito com o tempo e o trabalho da professora. E ainda mais com tantos alunos pra cuidar e tarefas pra fazer, ninguém merece mais essa responsabilidade.

E o pior é que, com essa história toda, acabei lembrando de um amigo meu que também é professor. Ele me contou que, certa vez, uma mãe pediu pra ele passar na casa dela pra ajudar o filho a estudar pro vestibular. Detalhe: era fim de semana! Ele, claro, recusou educadamente, mas ficou sem entender até hoje o que aquela mãe tava pensando.

Então, é isso. Ser professor é um desafio constante, cheio de situações inusitadas e, às vezes, até inacreditáveis. Mas a gente segue em frente, fazendo o melhor que pode, porque no fim das contas, vale a pena ver os alunos crescendo e aprendendo. E quem sabe, um dia, esses pais também entendam um pouco melhor o nosso lado.

Confira o vídeo: